quarta-feira, dezembro 31, 2008

NOVO!

Lenha na fogueira, e pau na máquina! No bom sentido, é claro...

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Fuga de Capitais

Colagem digital para matéria do jornal Extra Classe - Sinpro/RS, em novembro de 2007. O texto fala das dificuldades econômicas das cidades gaúchas que fazem fronteira com o Uruguay, devido ao maior poder de compra do dólar, naquele país. Se fosse refazer a imagem, finalizaria aquela placa de forma diferente. Bem que eu gostaria de estar agora num ônibus cheio de dólares, rumo à Montevideo, que saudades...

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Inferno Alado

Este desenho foi o 1º Transflexo (gravura digital impressa em transparência, aplicada sobre um fundo reflexivo, no caso, um espelho) que realizei. Foi confeccionado para uma exposição coletiva organizada por Paulo Chimendes, em comemoração ao 18º aniversário do Zelig Bar, do qual sou sócio-atleta a vários anos.

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Emprego Público

Ilustração para o jornal Extra Classe - Sinpro/RS, edição de setembro de 2007. A matéria versa sobre a situação do funcionalismo público no Brasil. É um desenho digital.

quinta-feira, dezembro 18, 2008

DESVENDA

Gostei da experiência realizada na postagem abaixo, e continuei desenvolvendo a idéia num trabalho pessoal. Espero que seja apenas o primeiro de uma série. Por vezes, as encomendas de ilustração acabam por interromper o encadeamento de um fluxo de idéias, necessário para a realização de um conjunto de trabalhos. Mas não estou me queixando, pois elas também fazem surgir muitas soluções novas e inesperadas. Depois de um certo tempo, termino conseguindo retomar os caminhos que realmente me agradaram. A imagem acima foi impressa numa transparência, fixada, aplicada sobre um acetato espelhado numa moldura. Participou da Desvenda, Feira de Arte Comtemporânea, no dia 07 de dezembro de 2008, no atelier de Rodrigo Lourenço e Lia Braga.

terça-feira, dezembro 16, 2008

Textual

A revista Textual é uma publicação do Sinpro/RS dedicada ao público acadêmico, com artigos escritos por pesquisadores e professores universitários. Estas imagens ilustram uma matéria que versa sobre a avaliação institucional das entidades de ensino superior. A ilustração é uma mistura de desenhos vetoriais com imagens de antigos livros de física, geometria e matemática, finalizada em Photoshop. O desenho base foi recomposto em outras imagens, em parceria com o editor gráfico Rogério Nolasco Souza.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Urbanização Excludente

Ilustração de junho de 2007, para o jornal Extra Classe/Sinpro-RS. O tema era a concentração urbano-industrial socialmente excludente nas cidades gaúchas. É uma mistura de desenho e colagem digital.