quinta-feira, abril 30, 2009

1º de MAIO - LANÇAMENTO - S.I. Nº8

Apesar deste desenho ser de 1999, é de certa forma inédito, já que foi a versão recusada (e minha preferida) da capa de um jornal. A matéria de capa era sobre o "Crime de Colarinho Branco". Agora foi publicada em P&B no S.I.Zine nº8, que foi lançado na Galeria Azul.

domingo, abril 26, 2009

Continente Submerso

Ilustração para a matéria Ciência & Tecnologia e o "novo" Continente de Atlântida. O texto de Adão Villaverde fala sobre a situação de abandono da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do RS) pelo governo estadual, fazendo uma analogia com o mito do continente desaparecido. Publicada no jornal Extra Classe em preto&branco, aqui colorizada em verde.

segunda-feira, abril 20, 2009

Férias dos Professores

Duas ilustrações realizadas a partir dos mesmos elementos, para matéria da revista Textual - edição de junho de 2008, que versa sobre as férias remuneradas como direito fundamental dos trabalhadores, focando a categoria dos professores. Tentei criar um ar de artificialidade como se fosse um diorama, com objetos em 3ª dimensão contra um fundo pintado, sombreando levemente as figuras contra o último plano, que representa o céu.

terça-feira, abril 14, 2009

Cresceconometro

Desenho digital que ilustra matéria sobre as expectativas brasileiras de crescimento econômico em relação à crise mundial. Original em p&b, aqui levemente colorizada em azul. Realizado para o jornal Extra Classe - Sinpro/RS, edição de março de 2009. Quase tive uma síncope quando avistei na web uma outra ilustração inspirada num velocímetro, com uma agulha que dava impressão de movimento através de um efeito de transparência. O texto era algo como: "turbine a velocidade do seu computador", e parecia ter sido feita a partir da foto de um velocímetro de automóvel. Meu desenho já havia sido entregue a alguns dias. Mesmo assim, comuniquei a triste coincidência ao cliente, que optou por não cancelar a ilustração. Felizmente, nunca mais topei com a maldita.